Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais e o II Encontro de Folia de Reis.

por Livia Vilela publicado 09/09/2019 08h55, última modificação 11/09/2019 10h30

Este ano a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais teve como tema “Culinária e Patrimônio”, com o objetivo de promover ações sobre o preparo de pratos típicos do nosso estado, receitas, sobre lugares e práticas ligadas à alimentação e sobre as particularidades de cada região, tanto cultural quanto de seu patrimônio gastronômico.
A participação na Jornada é aberta a todos os interessados em propor ações relacionadas à salvaguarda do patrimônio cultural.
Podem ser realizadas exposições, feiras, festivais, apresentações artísticas, seminários, encontros de grupos e culturas populares, como capoeira, catira, congado, folia de reis e reinado, além de visitas guiadas, publicações, atividades de mediação e educação patrimonial, dentre outras atividades que se relacionem com a preservação do patrimônio de cada cidade.
No nosso município realizamos três ações:
Ação 1
Visita guiada ao Museu Histórico Emídio José de Socorro e Oficina de Culinária e degustação de pratos típicos no dia 08/08/2019.
Ação 2
Feira Gastronômica de pratos típicos da culinária local e shows artísticos no dia 2408/2019.

Ação 3
Apreciação e reconhecimento da Culinária Típica servida no II Encontro de Folias de Reis no dia 25/08/2019 na Área de Lazer Osvaldo Paula de Assunção.

As apresentações artísticas foram:
> Quadrilha com o Grupo dos idosos que freqüentam o CRAS;
> Catira com as crianças do grupo Estrela de Ouro sob coordenação da Catireira Ester;
> Catira com os alunos da APAE com o grupo "Trovões da APAE" sob coordenação da Catireira Ester, juntamente com a Educadora Gilma e a Educadora Física, Ana Carla;
> Rock dos anos 60 com os alunos da E. E. "Bom Sucesso" sob coordenação da Educadora, Maria Aparecida Almeida;
> Quadrilha Maluca com os alunos da oficina de dança do CRAS sob coordenação da Educadora Josiane Vilela;
> Catira com o grupo Chão de Estrelas do Distrito de Estrela da Barra;
> Moda de viola apresentada e show com os artistas locais: Alan e Josi, José Pedro, Silmar, Antônio Teixeira, Roque, Gorrinha Juracir, Arsênio, Tião Arruda, Valtair, Tiãozinho Cirico e Luiza Gimenes.

II ENCONTRO DE FOLIA DE REIS
No dia 25/08 aconteceu o II encontro de Folia de Reis em Carneirinho. Com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura local e transformar essa grande festa em uma tradição no nosso município, o encontro reuniu foliões, devotos e apreciadores das companhias que se apresentaram lindamente durante todo o dia.
A Folia de Reis é declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais e a Folia “Os Mensageiros dos Reis” de Carneirinho é também um bem imaterial inventariado protegido pelo Patrimônio Cultural no município.
Folias que participaram:
- Município: Carneirinho – MG companhia “Os Mensageiros dos Reis” coordenação do Mestre Jorcimar.
- Município: São Francisco de Sales – MG companhia “Estrela de Ouro” coordenação do Mestre Agmar José (Marico).
- Município: Iturama – MG companhia “Banda do Oriente” coordenação do Mestre Adoventino .
- Município: Santa Albertina – SP companhia “São Mateus” coordenação do Mestre Antônio Mateus.
- Município: Paranaíba – MS companhia “Boa Esperança” coordenação do Mestre Kari.
- Município: Limeira Do Oeste – MG companhia “25 de Dezembro” coordenação do Mestre Natal.
- Município: Limeira Do Oeste – MG companhia “Os Mensageiros da Paz 3ª geração” coordenação do Mestre Valdemir.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo agradece a presença de toda a população que ajudou a abrilhantar ainda mais esses dias de festa, fé e tradição e pelo trabalho de toda a equipe da secretaria e da administração 2017/2020 na realização de mais um evento.

Confira a cobertura completa acessando nossa página no facebook "Prefeitura de Carneirinho", clique em Fotos e em seguida no álbum do evento.

7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

7a jornada cultura 7a jornada cultura 7a jornada cultura

II ENCONTRO DE FOLIA DE REIS

II ENCONTRO DE FOLIA DE REIS II ENCONTRO DE FOLIA DE REIS II ENCONTRO DE FOLIA DE REIS