Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso do PNAIC é finalizado em Carneirinho

Curso do PNAIC é finalizado em Carneirinho

por mayrabarbosasouza — publicado 09/01/2015 14h25, última modificação 11/10/2016 08h56

ASSESSORIA DE IMPRENSA

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em Carneirinho, 25 professoras das diferentes turmas do ciclo de alfabetização, dentre as seis escolas municipais, participaram da formação continuada, concluída em dezembro.

Eixo principal do Pacto, a formação continuada é promovida por meio de curso presencial de dois anos, com carga horária total de 240 horas. A metodologia propõe que, enquanto aprendem, os professores pratiquem as teorias em sala de aula. Em 2013, a ênfase foi dada à linguagem e, em 2014, os estudos se concentraram na área de matemática. “Foram vários encontros ao longo do ano. Trocamos experiências e, claro, adquirimos muitos conhecimentos juntas”, diz a orientadora de estudos, Janice Gonçalves.

As reuniões com os professores alfabetizadores devem ser conduzidas por orientadores de estudo. Os requisitos para o cargo de orientador, ocupado por aquele que for escolhido pelos docentes da rede municipal de ensino, são: ser professor e ter se formado como tutor do Pró-Letramento. Em Carneirinho, a orientadora é Janice, que conta com o apoio da coordenadora de ações do município: Rosalina Paula de Oliveira Souza.

As ações desenvolvidas no Pacto contribuem para o debate sobre os direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; o planejamento e avaliação das situações didáticas; o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização. “Nosso município só tem a ganhar aderindo ao PNAIC”, destaca Rosalina. 

Comemoração do encerramento da formação continuada do PNAIC ofereceu jantar às professoras participantes
O prefeito, Willian Maia, e a esposa, Sônia Maia, presentes no evento
Da esquerda para a direita: Sônia Maia, secretária de Educação; Rosalina Paula, coordenadora de ações do município e Janice Gonçalves,
orientadora de estudos
Representantes das turmas de professores de Carneirinho, Estrela da Barra, Fátima do Pontal, São Sebastião do Pontal, Vila Aparecida do
Paranaíba e Vila Gracilândia aproveitaram o momento para contar o que acharam sobre o curso
Professoras participantes do PNAIC
Mayra Barbosa Souza
MBT 19.189/MG
imprensa@carneirinho.mg.gov.br
(34) 3454-0269
Menu
Nota fiscal eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica
Portal da transparência
  Portal da Transparência

Acesso a informação

« Janeiro 2017 »
Janeiro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031