Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Morre, aos 94 anos, Marcondes Alves de Queiroz, fundador de Carneirinho

Morre, aos 94 anos, Marcondes Alves de Queiroz, fundador de Carneirinho

por Mayra Barbosa Souza publicado 12/05/2015 16h50, última modificação 11/10/2016 08h50

ASSESSORIA DE IMPRENSA

O fundador de Carneirinho, Marcondes Alves de Queiroz, morreu no último dia 30, aos 94 anos, com diagnóstico de pneumonia, em Cezarina (GO), onde morava desde que se mudou de Goiânia. Um dos 11 filhos de Juvenal José de Queiroz e Ana Maria de Lima, Marcondes nasceu em 8 de julho de 1920 e, em 1943, casou-se com Ana Urzedo de Queiroz (in memorian), com quem teve dois filhos: Celso e Mário. “Essa é, com toda certeza, uma perda irreparável para o município. Externo meus sentimentos aos familiares de um dos baluartes da nossa história”, diz o prefeito Willian Maia.

Na década de 40, Marcondes abriu o primeiro e, por muito tempo, único armazém da redondeza, na fazenda Bom Sucesso, propriedade também conhecida como Carneiros, na qual morava com a família. “O comércio, chamado de Casa Carneiro, era o ponto de encontro das pessoas, que iam até lá para rever os amigos, fazer compras, ouvir rádio e participar das visitas periódicas do padre, ocasiões em que ele celebrava as missas, batizados e casamentos”, explica Edna Maia, secretária de Cultura.

Em 1952, Marcondes doou um terreno para que nele fosse construída a Escola Estadual Rodrigues Alves, posteriormente Bom Sucesso. Dois anos depois, ofertou outro para a formação do povoado denominado de "Carneirinhos", nome em homenagem aos seus irmãos fundadores, que ganharam esse apelido graças ao sobrenome da avó paterna, Rita Carneiro. Em 30 de dezembro de 1962, resultado do esforço de vários líderes políticos, constitui-se o Carneirinho, ainda distrito de Iturama.  Em 28 de abril de 1992, Carneirinho tornou-se município.

“É clara e inegável a importância do senhor Marcondes na construção da identidade de Carneirinho. Ele não poupou esforços para que o povoado existisse. E, hoje, o município é alicerçado no que ele e seus familiares conquistaram. Gostaria de citar um trecho do livro, escrito por Marcondes, que conta a trajetória de Carneirinho: ‘Dores e alegrias foram sentidas. Mas, graças a Deus, vencidas as dores para que as alegrias premiassem um povo completo’. Desejo que o povo carneirinhense não se esqueça desse brilhante e desbravador homem”, destaca Edna.

Marcondes em sua juventude
O casal Marcondes e Ana
Marcondes e Ana em frente à primeira capela de Carneirinho, inaugurada em 1951, na fazenda Bom
Sucesso