Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Governo de Carneirinho continua sendo referência por merenda escolar de qualidade

por Mayra Barbosa Souza publicado 07/06/2016 16h55, última modificação 11/10/2016 08h49

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Enquanto alunos de diversas escolas públicas brasileiras sofrem com a falta da merenda escolar, os da rede municipal de Carneirinho recebem uma que é referência em qualidade. “Temos a consciência de que, para aprender, as crianças e jovens precisam estar bem alimentados. A nossa preocupação consiste em ofertar o melhor ensino a eles e isso inclui a merenda, que além de deliciosa, é balanceada”, enfatiza Sônia Maia, secretária de Educação.

O cardápio, elaborado mensalmente, é composto por refeições com ingredientes das diferentes classes de nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais). Poliana Lima, nutricionista escolar, explica que são servidas carnes brancas e vermelhas, verduras, legumes e frutas. “Oferecemos também danone, bolacha, pão e leite com achocolatado. Itens como a farinha de mandioca, abobrinha, cenoura, tomate, melancia, abacaxi, mamão, banana etc. são adquiridos por meio da agricultura familiar.

As hortaliças (alface, couve, couve-flor, rúcula, cebolinha, salsa, etc.) são cultivadas em quatro hortas. Duas, no quintal da Secretaria Municipal de Educação, abastecem as cozinhas do Cemei Tia Bete, das escolas e creches dos distritos e vilas e da Apae. As outras duas, localizadas na Escola Municipal Vicente Luiz Alves, suprem as necessidades da própria escola. “Plantamos e colhemos tudo com muito zelo e carinho”, destaca Devanilda Paula dos Santos, assistente de alimentação escolar.

Devanilda Paula dos Santos, assistente de alimentação escolar; Poliana Lima, nutricionista escolar; Fidelcino Soares e Geosmar Vieira, zeladores das hortas
Hortas da Secretaria Municipal de Educação
Na Secretaria Municipal de Educação, além das duas hortas, existem os canteiros feitos em pneus que seriam descartados. Exemplo de reaproveitamento
Hortas da Escola Municipal Vicente Luiz Alves