Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Carneirinho promove a 6ª Conferência Municipal de Saúde

Carneirinho promove a 6ª Conferência Municipal de Saúde

por mayrabarbosasouza — publicado 01/09/2014 15h55, última modificação 11/10/2016 08h37

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Representantes de vários segmentos da comunidade se reuniram na 6ª Conferência Municipal de Saúde, no último dia 29, na Câmara Municipal, em Carneirinho, para dialogar sobre o tema “Acesso e acolhimento com qualidade, um desafio do SUS”, analisar a eficácia e contribuir com a formulação do sistema de saúde do município, definir ações prioritárias na área citada, eleger os membros do Conselho e compreender os princípios do Sistema Único de Saúde.

As conferências de saúde, assim como os conselhos de saúde, foram instituídas como instâncias colegiadas do SUS pela Lei 8.142/90. A partir desse embasamento legal, surgem com o papel de formular diretrizes da política de saúde nas esferas federal, estadual e municipal, fortalecendo o controle social, promovendo a estruturação e o pleno funcionamento dos conselhos de saúde.

Iniciada às 12 horas, com o credenciamento e visita aos stands, a conferência foi dividida por etapas. A abertura contou com a presença de vereadores, membros da sociedade, além dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde da sede, distritos e vilas. Em seguida, houve a leitura e a aprovação unânime do regimento interno e as palestras. A primeira, a respeito do Conselho Municipal de Saúde, ministrada por José Alves de Lima, presidente do Conselho. A segunda, acerca do SUS, com o secretário de Saúde, Benevenute Jerônimo Maia. A última, abordou os direitos e deveres dos usuários e teve como palestrante o auditor e ouvidor do SUS de Iturama, Nei Alves Barbosa.

Após as palestras, os participantes se descontraíram durante o lanche organizado pela equipe da ESF João Soares de Assunção e se exercitaram com a sessão rápida de ginástica laboral preparada pelas fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde. “É gratificante ver que nosso trabalho resulta em uma reunião produtiva e de muito aprendizado para todos”, fala Benevenute. Três grupos foram formados para criar propostas nos âmbitos de atenção especializada – urgência e emergência, vigilância em saúde – saúde do trabalhador e atenção básica – assistência farmacêutica. Depois de serem elaboradas, relatores de cada grupo as leu para que fossem aprovadas.

Nomes foram indicados para a eleição dos membros do Conselho Municipal, que prima por composição paritária, sendo que a paridade se dá entre representantes da população, usuários e dos restantes dos componentes: profissionais do SUS local, prestadores de serviços e governo municipal. Abaixo, a lista completa dos eleitos:

I - Do governo municipal

Titular: Paula Queiroz de Paula

Suplente: Benevenute Jerônimo Maia

II - Dos prestadores de serviços de saúde ao SUS do município

Titular: Pedrinha Ferreira Lima

Suplente: Elaine Dias Barbosa

III - Dos trabalhadores de serviços de saúde ao SUS do município

Titular: Maria Silva de Socorro

Suplente: Josiane Gonzaga de Queiroz

Titular: Valdeira Brito de Oliveira

Suplente: Débora Cristina de Melo