Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Profissionais da Saúde de Carneirinho se capacitam em triagem neonatal

Profissionais da Saúde de Carneirinho se capacitam em triagem neonatal

por mayrabarbosasouza — publicado 05/03/2015 21h25, última modificação 11/10/2016 08h36

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Conhecido como teste do pezinho, a triagem é um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança. Nos dias 25 e 26 de fevereiro, Cleonice Pedro e Érica Cristina, ambas auxiliares de enfermagem, participaram de um treinamento gratuito sobre o assunto promovido pelo Nupad (Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG), em Belo Horizonte. O governo municipal custeou transporte, alimentação e hospedagem das servidoras, pois sabe o quanto a capacitação nessa área é imprescindível.

Com apenas algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste permite diagnosticar precocemente várias doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas. A triagem deve ser feita entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. Antes disso, os resultados são imprecisos. Segundo dados estatísticos do Núcleo, em Minas Gerais, as mães demoram, em média, 13 dias para levar as crianças até uma unidade de saúde, onde é providenciado o teste. Esse atraso e problemas como amostras insuficientes e inadequadas podem prejudicar a saúde delas.

“No município de Carneirinho, o teste do pezinho é feito há anos. As amostras são colhidas aqui e enviadas rapidamente para Belo Horizonte. Com o treinamento, as auxiliares se tornam ainda mais aptas a realizá-lo. Procuramos capacitar nossos profissionais e conscientizar as mães acerca do tempo. Fazer o teste no bebê após os sete dias de vida é preocupante. Devido ao atraso, a criança que possuir doenças como anemia falciforme, hipotireoidismo congênito e toxoplasmose corre o risco de desenvolver sequelas irreversíveis”, explica Paula Queiroz, coordenadora das ESFs. 

Cleonice Pedro, auxiliar de enfermagem na ESF Almezinda
Cândida de Jesus Sabino, de São Sebastião do Pontal e
Érica Cristina, auxiliar de enfermagem da ESF João Soares
Assunção, de Carneirinho
Nos dois dias, as auxiliares aprenderam sobre procedimentos de coleta, conservação
envio de amostras de sangue e também a respeito das doenças identificadas no
teste do pezinho 
Mayra Barbosa Souza
MBT 19.189/MG
imprensa@carneirinho.mg.gov.br
(34) 3454-0269
Menu
Nota fiscal eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica
Portal da transparência
  Portal da Transparência

Acesso a informação

« Janeiro 2017 »
Janeiro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031