Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campanha de proteção ao idoso é realizada em Carneirinho

Campanha de proteção ao idoso é realizada em Carneirinho

por mayrabarbosasouza — publicado 18/07/2014 16h05, última modificação 11/10/2016 08h36

ASSESSORIA DE IMPRENSA

De 22 de julho a 15 de agosto, a Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Carneirinho, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e Polícia Militar, realizará a Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa com o tema “Rompendo o Silêncio”, na sede, distritos e vilas.

A campanha compreende diversas atividades. Durante cada semana um assunto diferente será abordado. O da primeira é a segurança do idoso. O soldado Edivaldo Novaes da Costa ministrará as palestras nos seguintes locais, dias e horários: Fátima do Pontal, 22, às 8 horas; Estrela da Barra, 23, às 7h30; Vila Gracilândia, 23, às 13h30; São Sebastião do Pontal, 24, às 7h30; Vila Aparecida do Paranaíba, 24, às 13 horas e Carneirinho, 25, às 8 horas.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Francisca, defende a importância do evento e cita um exemplo comum de práticas contra os idosos. “Os golpes comuns são os que envolvem novas tecnologias. Os oportunistas se aproveitam da inexperiência, simplicidade e inocência deles. Não é difícil ouvir sobre casos que vivenciados nas agências bancárias. O idoso não sabe lidar com o terminal eletrônico, pede ajuda e é prejudicado”, explica.

Francisca orienta para que nessas situações o idoso aja cautelosamente. “Sempre há por perto alguém aparentemente muito solícito e que queira ajudar. Pode ser um golpista esperando a chance de roubar dados ou o próprio cartão. É importante estar atento, não confiar em desconhecidos, mesmo que a pessoa não pareça com um bandido. É preferível pedir ajuda a um funcionário, preferencialmente, que esteja uniformizado e identificado", afirma a secretária.

O soldado Novaes reforça mais truques: bilhete premiado, SMS a respeito de prêmios e telefonemas com informações de sequestro. “É indispensável aprender a não cair nessas armadilhas. Já ouvimos histórias envolvendo o outro, mas um podemos nos tornar os protagonistas”, diz.

Os tópicos das demais semanas serão saúde e higiene na melhor idade, alimentação saudável e valorização do idoso na família. A escala de dias e horários seguirá a da primeira.

Clique aqui e baixe o panfleto informativo sobre segurança do idoso.

Clique aqui e baixe o panfleto informativo sobre higiene e saúde na melhor idade.

Clique aqui e baixe o panfleto informativo sobre alimentação saudável na melhor idade.

Mauri Oliveira
imprensa@carneirinho.mg.gov.br