Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Carneirinho participa da 4ª Caminhada Passos que Salvam

Carneirinho participa da 4ª Caminhada Passos que Salvam

por mayrabarbosasouza — publicado 27/11/2015 08h40, última modificação 11/10/2016 08h35

ASSESSORIA DE IMPRENSA

No último dia 22, centenas de carneirinhenses participaram, pela segunda vez, da Caminhada Passos que Salvam. A edição de 2015 mobilizou 220 mil pessoas em mais de 350 cidades de todo o Brasil. Promovida pelo Hospital de Câncer de Barretos, a iniciativa busca, principalmente, alertar e conscientizar a sociedade sobre a importância em diagnosticar precocemente o câncer infantojuvenil. Quando o tumor é detectado na fase inicial, as chances de cura podem ser de até 95%.

Somente no Brasil, estima-se que serão descobertos, por ano, 12.500 casos de câncer infantojuvenil. “Muitas são as crianças e os adolescentes que chegam ao Hospital já com a doença em estágio avançado. A caminhada é uma forma de chamar a atenção dos pais, pois muitas vezes o câncer é confundido com sintomas de enfermidades comuns na infância e adolescência. É preciso, sempre, estar atento a qualquer sinal”, explica Benevenute Maia, secretário de Saúde.

As camisetas laranjas coloriram o trajeto da caminhada, que foi do Cantinho do Pastel, no bairro Maria da Luz de Queiroz, até à delegacia de Polícia Civil. Assim como na edição anterior, a Copasa disponibilizou água para os participantes e a equipe responsável comprou, com o dinheiro doado por comerciantes e pela população, frutas e picolés, servidos a todos num café da manhã. “Agradecemos aos que colaboraram, sem vocês não seria possível”, ressalta Camila Queiroz, uma das organizadoras.

José Fábio Vilela Neves Carneiro Leão, coordenador, em Carneirinho, do Hospital de Câncer de Barretos, noticiou que o 1º Baile Beneficente Direito de Viver arrecadou R$ 28.838,55 e espera que o Leilão, que será realizado em 6 de dezembro, com almoço gratuito a partir das 11h, no Recinto de Leilões do Sindicato dos Produtores Rurais de Carneirinho, também seja um sucesso. “Esses eventos mostram que a nossa comunidade é forte quando se une e, sem sombra de dúvida, solidária”, observou.

Em 2014, foram vendidos 1.454 kits, que renderam R$ 36.350,00. Desta vez, o município arrecadou R$ 50.220,00 com a aquisição de 1.674 kits. “É uma bênção saber que vendemos tantos kits e ultrapassamos a meta estipulada. Deus tem sido generoso e nos agraciado com a solidariedade. Deixo meu sincero obrigado aos que, como eu, ajudaram a vender os kits. Aos que compraram, muito obrigado. Somente Deus é capaz de recompensá-los”, agradece Leula Menezes, uma das organizadoras.

O prefeito de Carneirinho, Willian Maia, se emociona quando relembra o momento em que descobriu que seu pai estava com câncer. “Nunca me esquecerei daqueles instantes de dor e sofrimento que, com certeza, marcaram minha vida. Com as bênçãos de Deus e o tratamento oferecido pelo Hospital de Câncer de Barretos, meu papai alcançou a graça da cura. Por isso, farei o que estiver ao meu alcance para ajudar essa instituição, vital para tantas pessoas”, destacou.

Ciclistas participaram da caminhada
Minas Gerais é um dos estados que lutam pela causa do câncer infantojuvenil
Mesa de frutas preparada para os participantes
Da esquerda para a direita: Willian Maia e a esposa, Sônia Maia; Josiane e José Fábio; Benevenute Maia; Leula Menezes e Camila Queiroz