Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Autoridades de Carneirinho manifestam apoio para instalação do Corpo de Bombeiros na Comarca

por mayrabarbosasouza — publicado 18/08/2014 09h30, última modificação 11/10/2016 09h05

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Reunidos na Câmara Municipal, na noite de terça-feira (12), autoridades do município de Carneirinho manifestaram apoio à instalação de um pelotão do Corpo de Bombeiros em Iturama, para atender os municípios da Comarca (Iturama, Carneirinho, Limeira do Oeste e União de Minas) e ainda à São Francisco de Sales e Campina Verde.

A existência de uma unidade do Corpo de Bombeiros é um assunto que vem sendo discutido e reivindicado há anos por políticos e pela sociedade de todos as cidades mencionadas. Por conta da usina, a região conta com intenso tráfego de caminhões pesados. Também é banhada por vários rios, como o Grande, Paranaíba e Verde, lugares que são propícios para acidentes e afogamentos.

A unidade mais próxima do Corpo de Bombeiros está a cerca de 200 quilômetros de Carneirinho, o que ocasiona demora no atendimento às vítimas e, consequentemente, risco de morte. Diante disso, no dia 29 de julho, prefeitos, autoridades do Bombeiro Militar e o juiz da Vara do Trabalho se reuniram em Iturama e definiram a vinda do pelotão, restando apenas o contato com as câmaras municipais.

No dia 12, o major BM André Humia Casarim, comandante do 8º BBM – Batalhão do Bombeiro Militar de Uberaba e o juiz doutor, Alexandre Chibante Martins, foram até as câmaras de vereadores de União de Minas, Limeira do Oeste e Carneirinho apresentando aos vereadores o Projeto de Instalação do Pelotão de Iturama.

O major apresentou os investimentos para a concretização desse projeto, sendo R$ 4 milhões do Estado, com o pagamento anual dos bombeiros e mais aquisição de viaturas de resgate e equipamentos de salvamento; e mais R$ 316 mil dos municípios e empresas parceiras, destinados à reforma do prédio e construção de garagem, compra de mobiliário, ferramentas de informática e comunicação digital para a corporação.

Além do prefeito Willian Martins Maia, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Madalena Severino de Almeida, e os vereadores Ernesto Carneiro Leão Neves Vilela, Gerson Ferrari, Aparecido Inácio Gonçalves (Cidim), Oscar José de Oliveira, Valdenir Pereira da Silva (Negão Cabeleireiro) e Sirvaldo Socorro Toledo, o doutor Lexandre Chibantes, o prefeito de União de Minas, Antonio Guilherme, com vereadores unienses, além do doutor José Guilherme da Silva, procurador geral do município e Alex Souza, secretário de Governo.

Com o apoio formalizado dos prefeitos e vereadores, o pelotão de Iturama será subordinado ao 8º BBM (sede em Uberaba) e instalado na rua Ituiutaba, nº 1105 (antiga Vara do Trabalho), no dia 7 de novembro. “Como prefeito, não poderia deixar de apoiar a vinda do Corpo de Bombeiros, pois é uma reivindicação feita ainda quando eu era vereador. Portanto, com apoio de todos os nossos vereadores, seremos parceiros em mais essa importante conquista”, explicou o prefeito, Willian Maia.

Autoridades presentes na reunião
Prefeito, Willian Maia afirma que a instalação do pelotão sempre foi um sonho da região
O major Casarim apresenta o projeto
O juiz doutor, Alexandre Chibante Martins diz que é importante o apoio de toda sociedade