Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campanha contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes “Faça Bonito”

por Administrador publicado 30/05/2014 13h10, última modificação 11/10/2016 09h03

ASSESSORIA DE IMPRENSA

A Mobilização Nacional Campanha "Faça Bonito", Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes, é comemorada no dia 18 maio, mas o município de Carneirinho desenvolveu uma extensa programação para atender a Sede, Distritos e Vilas que te inicio no dia 21/05 e estenderá a 03/06.

No dia 21 a Mobilização aconteceu em Carneirinho com a participação das escolas, com caminhadas, distribuição folders e fixação de Cartazes e louvor.  Alunos e educadores da Escola Municipal Vicente Luiz Alves e da Escola Estadual Bom Sucesso, acompanhados pelos organizadores da Campanha percorreram parte da Rua Antonio das Graças de Oliveira Ulisses Guimarães até a praça da Matriz onde aconteceu louvores e pronunciamento das autoridades.

Em São Sebastião do Pontal, foi dia 22, participaram a Escola Municipal Olegário Francisco de Queiroz e Escola Estadual Professor Antonio da Silva percorrendo a Avenida São Sebastião até o Salão Paroquial. Em Fátima do Pontal, a conscientização acontecerá dia 27 , com caminhada a participação da Escola Municipal Santa Madalena.

No Distrito de Estrela, a campanha foi feita com a participação da Escola Municipal Estrela da Barra e Estadual Marechal Hermes, com caminhada e encerramento nas referidas escolas. O encerramento está previsto para 03 de junho, no período da manhã na Escola Municipal Nilo Peçanha em Vila Barbosa e a tarde na Escola Municipal Gracilândia em Vila Gracilândia.

Além das Caminhadas e manifestações, psicólogas e assistentes sociais do CRAS realizaram palestras sobre o tema da campanha com dicas e orientações de como proceder diante de situação de crianças e adolescentes vitimas de abuso e exploração sexual, auxiliando no enfrentamento a violência que infelizmente temos que conviver em nosso dia a dia.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Francisca de Assunção Villela Maia, feliz com a adesão da sociedade em apoio a realização, frisou: “Queremos ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar no âmbito do município. Lembramos o compromisso de todos os pontos focais, entidades governamentais ou não governamentais em garantir a participação de crianças e adolescentes em todo o processo de organização e realização das atividades que marcam a Campanha Nacional de Luta contra a Violência Sexual”, concluiu.

Vale ressaltar que na luta pelos direitos de crianças e adolescentes é preciso que a família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas e mídia assumam o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se  responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

A Campanha Municipal é realizada pela da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Conselho Tutelar e conta com a parceria do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação, Escolas, Igrejas, Policia Militar e Copasa e o apoio total da prefeitura e Câmara de Carneirinho.

Carneirinho

CarneirinhoCarneirinho